quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vacas e bois

Vacas e bois




As vacas são os animais que mais exigem sua atenção e tempo. Há muitos cuidados diários para com elas. Mas, no final, todo esse trabalho é recompensado, afinal elas são os animais mais lucrativos do jogo.

Informações gerais

Em Harvest Moon: A Wonderful Life não há somente um tipo de vaca. Nessa versão são quatro tipos distintos: Normal Cow (Vaca Normal), Brown Cow (Vaca Marrom), Marble Cow (Vaca Malhada) e Star Cow (Vaca Estrela). A única diferença entre elas é a coloração e a qualidade do leite. Vacas normais produzem o leite mais barato. Vacas malhadas e marrons produzem o leite de preço mediano. E as vacas estrelas produzem o leite mais caro do jogo. Os bois, novidade nessa versão, só servem para que você use o Miracle Potion/Poção Milagrosa (item que engravida as vacas) sem pagar absolutamente nada. Assim como as vacas, existem quatro tipos de bois.

Preços de compra:

Normal Bull/Boi Normal: 3000 G

Normal Cow/Vaca Normal: 4000 G

Brown Bull/Boi Marrom: 4000 G

Brown Cow/Vaca Marrom: 5000 G

Marble Bull/Boi Malhado: 4000 G

Marble Cow/Vaca Malhada: 5000 G

Star Bull/Boi Estrela: 6000 G

Star Cow/Vaca Estrela: 7000 G



Preços de venda:

Normal Bull/Boi Normal: 1500 G

Normal Cow/Vaca Normal: 2000 G

Brown Bull/Boi Marrom: 2000 G

Brown Cow/Vaca Marrom: 2500 G

Marble Bull/Boi Malhado: 2000 G

Marble Cow/Vaca Malhada: 2500 G

Star Bull/Boi Estrela: 3000 G

Star Cow/Vaca Estrela: 4500 G



Preços dos Miracle Potion (Poções Milagrosas):


Normal Cow/Vaca Normal: 2500 G

Brown Cow/Vaca Marrom: 3500 G

Marble Cow/Vaca Malhada: 3500 G

Star Cow/Vaca Estrela: 5500 G

Obs: Quando se tem um boi, o Miracle Potion é gratuito.

Produtos

Bom, como todos sabem o produto que a vaca nos fornece é o leite. Nessa versão, há três tipos de leite: A, B e S e seus preços são variáveis. Todas as vacas, inicialmente produzem somente leite de qualidade B. Como o tempo, ganhando afeição e saúde, elas produzirão leite de qualidade superior (B e S). Além disso, nessa versão temos a opção de transformar leite em manteiga ou queijo. Acompanhe abaixo os preços de cada tipo de leite, queijo e manteiga para casa tipo de vaca:

Você ainda poderá transformar o leite em queijo ou manteiga:

*Os valores não se alteram independente da qualidade B ou A, pois ambos são feitos de leite de qualidade inferior à S.

Obs: Lembre – se que grandes quantidades de leite, queijo e manteiga podem ser pechinchadas com o Van e o preço pode subir um pouco mais. E não transforme leite de vaca Star/Estrela e Marble/Malhada em queijo ou manteiga, pois os produtos vão valer menos do que o valor do leite.

Tratamento

As vacas e os bois devem ser escovados, acariciados e você deve falar com eles todos os dias, além de soltá – los para pastar. E quanto mais carinho fizer, mais afeição eles ganharão por você. Além da escovação diária é altamente recomendado que reserve um dia da semana para banhá – los no pasto, afinal de cinco em cinco dias os animais precisam ser lavados e limpos (e nem pense em deixá – los por muito tempo sujos, isso deixá – os estressados). Traga as vacas e bois para fora empurrando eles ou apertando os botões que tocam os sinos do Barn/Celeiro.

Algumas coisas podem deixar as vacas e os bois estressados. Por exemplo, jamais mexa com seus animais, fale com eles ou acaricie – os enquanto estiverem dormindo, nunca deixe – os para fora em dias de clima ruim ou por muito tempo, ou então não deixe eles um longo período de tempo sem comida. Com isso, eles ficarão muito bravos e você poderá perder afeição por eles.

A alimentação deles é a base de Fodder/Feno e você sempre deve preencher o comedouro deles todos os dias e duas vezes ao dia. Você ainda tem a opção de alimentar sua vaca/boi na boca, trazendo o feno próximo a cabeça dela(e) e apertar o botão que aparecer na tela. Ainda existe o Good Fodder/Feno Bom, que custa bem caro, 200 G. Ele tem a função de melhorar a qualidade do leite das vacas para S algum tempo após terem se alimentado dele (no dia seguinte, geralmente). Não se esqueça que você pode economizar comida colocando suas vacas e bois para fora, para pastar, entretanto existem algumas restrições quanto à isso. Ou seja, nem pense em deixá – los dormir pra fora e muito menos quando estiver chovendo ou nevando. E não deixe os animais horas e horas a fio no pasto também, o ideal são três ou quatro horas logo pela manhã após a primeira ordenha (9:00 – 11:00) ou no finalzinho da tarde em diante (15:00 – 17:00) antes da segunda ordenha.

Todos esses fatores contribuem para que sua vaca produza leite de qualidade superior, como A e S.

Gestação

Nessa versão de Harvest Moon, as vacas param de dar leite em aproximadamente um ano. Após esse período, você precisará estimulá – las a produzir leite, engravidando – as. Somente após todo o período de gestação é que elas estarão prontas para produzir leite novamente por mais um ano. Lembre – se para engravidar suas vacas você precisará do Miracle Potion/Poção Milagrosa que é comprado ou é sem custo nenhum (caso use um de seus bois). Durante a gestação, chegará um período em que sua vaca ficará com as tetas mais escuras, isso significa que ela está prenha e depois de um tempo ela precisar ser isolada dos outros animais, não podendo sair do cercado que automaticamente será colocado em torno dela. Mas isso não significa que ela não deverá receber os cuidados diários como escovação e carinho. E assim que o bebê nascer, ele ficará numa tenda ao lado da fonte usada para lavar os animais. Não se esqueça de falar com ele, dar carinho e principalmente trazer o Mother’s Milk/Leite Materno duas vezes ao dia pra ele durante o período em que sua vaca o produzirá. Após sua vaca parar de produzir o Mother‘s Milk, você deverá dar o bezerro leite normal dela e após algum tempo, ele não aceitará mais o leite normal e você deverá dar a ele Fodder/Feno. E em mais alguns dias ele já estará pronto para ir pro celeiro.


Até se adaptar e estar apto a ir para o celeiro, o bezerro fica isolado nessa tenda.

Cronograma de gestação

*5 – 10 dias para que sua vaca engravide utilizando o Miracle Potion.

*15 – 25 dias para que sua vaca dê a luz ao bezerro.

*4 – 5 dias para que sua vaca amamente o bezerro com o Mother’s Milk/Leite Materno.

Resultado: O processo todo levará em média 3 estações, (aproximadamente 25 – 35 dias) e você só pode engravidar uma vaca por vez.

Obs: O tempo é aproximado, podendo sofrer uma variação maior ou menor.

Probabilidade

A probabilidade do tipo de bezerro que irá nascer sempre será dependo do tipo do pai e da mãe. Por exemplo: Vaca Normal + Boi Estrela = Bezerro Normal ou Estrela. Lembrando que o sexo também é aleatório.



Nenhum comentário:

Postar um comentário